Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Especial - Pedro Britto

Opaaa... Galera, depois de muito insistir, finalmente consegui tempo e uma maneira para fazer esta postagem tão especial. Não sei o que aconteceu, mas não conseguia nem por decreto fazer essa postagem... Mas enfim... Meu amigo Britto do Opinião e Opção preparou com muito zelo, um texto mega bacana sobre as animações dos últimos 3 anos. Por sinal, o O&O e o TL! são  praticamente colegas de classe, pois nasceram na mesma época. E pra mim, é mais que uma honra contar com a presença dele aqui. Deliciem-se.

Com um pouco de atraso, aqui estou eu, Pedro Britto, para parabenizar o Tô Ligado! pelos seus três anos de vida. O blog nasceu poucos meses depois do meu, Opinião & Opção, e já faz um bom tempo que temos essa relação de parceria.

Fui convidado pelo Sr. Brunno Luiz para falar um pouco sobre um assunto que vez por outra é destaque no O&O: animação! Então vamos fazer um retrospecto do que chamou a atenção neste quesito desde que o Tô Ligado! nasceu...

Pouco tempo antes da estreia do Tô Ligado!, surgiu nos cinemas uma das melhores animações dos estúdios Disney-Pixar: Wall-E. A história do robô que tinha a função de limpar um planeta Terra pós-apocalíptico tocou o coração de multidões no mundo todo, destacando a necessidade de preservação do meio ambiente para a existência da vida humana em nosso planeta.

No ano seguinte, em que o clássico desenho animado Doug voltou à telinha da TV Cultura, a Disney fez novas apostas no campo da animação, voltando ao desenho tradicional com “A Princesa e o Sapo” (que no Brasil teve um dos protagonistas dublados pelo ator Rodrigo Lombardi). A ideia não foi muito bem-sucedida, fazendo o estúdio do Mickey repensar se deveria ou não continuar investindo em histórias de princesas...

Ainda em 2009 a Pixar lançou nos cinemas mais uma obra-prima: “UP – Altas Aventuras”. Dublado no Brasil por Chico Anysio, o personagem Carl Friedricksen conquistou o público, apesar de ser diferente da maioria dos protagonistas de animações. No filme, Carl é um idoso que tem de conviver com um pequeno escoteiro para a realização de seu maior sonho.

Em 2010, os estúdios Disney finalmente tiram da gaveta um projeto que vinha se arrastando por anos: a adaptação de Rapunzel para as telonas. Mas com o fiasco de seu último filme de princesa, os executivos decidem mudar de estratégia e dar um foco mais masculino na campanha de marketing. Por esse motivo o longa ganhou o intragável título “Enrolados” (Tangled), e conseguiu fazer bonito nas bilheterias e na boca do povo. O único porém, pelo menos no Brasil, foi a dublagem do protagonista. Por aqui, o príncipe recebeu a voz de ninguém menos que Luciano Huck. Tudo a ver, não?!

Foi também em 2010 que a DreamWorks decidiu encerrar (será) a franquia Shrek, com o quarto filme, “Shrek para Sempre”, e começar uma nova, “Como treinar seu dragão”. Mas o grande destaque do ano foi, sem dúvidas, “Toy Story 3”, que fechou com chave de ouro a trilogia dos brinquedos que ganharam vida pelas mãos, ou melhor, pelos computadores da Pixar Animation Studios.

2011 está sendo um ano recheado de animações no cinema. Até a data de aniversário do Tô Ligado! estrearam longas para todos os gostos. Um deles foi “Rio”, animação do brasileiro Carlos Saldanha (“A Era do Gelo”) que fez um passeio pela cidade maravilhosa. Com todos os clichês que o Brasil tem direito, o filme é traz uma diversão descompromissada. A nova aposta da Pixar não foi tão nova assim. “Carros 2” é uma continuação do primeiro (óbvio!), mas dessa vez mostra os protagonistas em uma corrida ao redor do mundo. Os cenários são um espetáculo à parte, mas o roteiro dá umas boas derrapadas aqui e ali. Dessa vez a Pixar entregou a estatueta de bandeja... 

Rango” foi a surpresa do ano. Do mesmo diretor de “Piratas do Caribe”, e com a voz de Johnny Depp, o filme do camaleão em crise de identidade veio para provar que animação não é coisa só de criança. Para quem não viu, eu recomendo muito, pois vale a pena!

É isso, o Tô Ligado! também é sinônimo de animação, e durante os últimos três anos pode acompanhar a evolução do cinema animado. Desejo que mais três, seis, nove e muitos outros anos sejam somados a estes, e que o blog continue ligado, ao infinito e além...

Galera, gostaria de me desculpar pela milhonésima vez pela ausência, mas minha disponibilidade de tempo somado à má vontade do Blogger não me permitiram estar por aqui. Até breve.


2 comentários:

  1. Que susto, pensei que não voltaria mais! O_O

    Foi um prazer participar das comemorações dos 3 anos de Tô Ligado! Valeu, Brunno! Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  2. Enfim o TL! voltou e na bagagem veio um texto do querido Britto do O&O. Vou babar o ovo dele mesmo, Britto tem um jeito todo especial pra comentar de desenhos. Vou ver As aventuras do Tintin por causa dele. E Bruno, recebi tua mensagem, assim que der, vamos conversar bastante, hoje no caso, de noite, estarei no msn, ficarei esperando, mas se não der, vou entender. Abração aos dois.

    ResponderExcluir

Aguarde, em breve seu comentário será aprovado... Lembre-se que este espaço é visitado por pessoas de todas as idades e credos, por isso, comentários que ofendam a moral e os bons costumes serão rejeitados. Enquanto isso, aprecie sem moderação!