Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

Especial - Mr. TV


Opaa... Não poderia deixar passar especial, sem homenagear minha grande musa (desta vez não é a Ivete) Xuxa. E pra isso, ninguém melhor que o Mr. TV para fazer essa homenagem.


Xuxa 3 Anos

Existe um chavão no meio do show business que diz que é mais fácil um artista alcançar o sucesso do que se permanecer no topo. Maria da Graça Xuxa Meneghel é uma das poucas celebridades brasileiras que pode afirmar que conseguiu resistir ao tempo, passou pela crise na indústria fonográfica, enfrentou o surgimento das novas tecnologias e a renovação de seu público. Comparada ao que foi nos anos 80 e 90, a carreira de Xuxa hoje segue em marcha lenta – mas seu capital de prestígio e fama é tão grande que seriam necessários muitos anos para dissipá-lo. Em 2002, após encerrar sua parceria com a antiga empresária e comadre Marlene Mattos, ela passou por um momento difícil. E assim como toda marca forte que se preze Xuxa também ficou em baixa no mercado. Ao mostrar suas fragilidades e fazer com que o público percebesse que ela era um ser humano como outro qualquer, ela se aproximou ainda mais do seu público. E foi em 2008, data em que nasceu o bluógue “Tô Ligado!” (“Parabéns, parabéns! Hoje é o seu dia, que dia mais feliz”... viu! Até os parabéns mudaram com a chegada de Xuxa) que a rainha alçou novos vôos em sua carreira. Acostumada a ter tudo o que desejava a seu dispor, Xuxa teve que aprender a correr atrás do prejuízo e cresceu não só como apresentadora, mas também como pessoa.

Com mais de trinta anos de carreira, a loira continua sendo um caso único de sucesso no país. Xuxa, por sua vez, colou de tal forma a sua imagem televisiva a ela própria que volta e meia, o público é avisado de que Xuxa está triste, de que Xuxa está alegre, de que Xuxa quer namorar, de que Xuxa quer ficar sozinha – numa regularidade imensamente maior do que ocorre com outras celebridades.

O programa de sábado que leva o nome TV Xuxa hoje é voltado para toda a família, ao contrário de seu início, em 2005, dedicado exclusivamente ao universo infantil. O TV Xuxa nasceu como um embrião do ótimo Xuxa no mundo da imaginação, que teve que sair do ar devido a baixa audiência. Ia ao ar de segunda a sexta, das dez da manhã ao meio-dia. Xuxa, nesta fase, ficou escondida em meio a muitos desenhos e games. Erro notório. Tanto é verdade que a Globo convenceu Xuxa a mudar o formato. Com o mesmo nome e totalmente repaginado, a rainha voltou a falar com o seu público, está mais perto deles, desabafa, chora, ri e os sente mais presentes. E eles estão! Mas nada foi fácil. Xuxa teve que provar que ainda dava a audiência de anos atrás. E para complicar, um programa destinado para toda a família num horário onde as crianças imperam. De 2008 a 2010, o TV Xuxa ia ao ar nos sábados de manhã. A apresentadora duelava com uma menina em completa ascensão, a inteligente Maísa. A Globo tirou o programa do ar algumas vezes por conta de sua programação esportiva, e a loira chegou a reclamar em público: “Passaram esses sábados e a gente não se viu. Mas acontece que tinha coisa no ar. A gente quer todo sábado”, desabafou em uma das edições na temporada 2009. Após bater o pé, ela conseguiu transferir a produção para as tardes de sábado. Feliz com o novo horário, Xuxa provou que estava com razão e vem fazendo bonito na audiência. A rainha venceu! E por mais que muitos torçam o nariz para ela, está indo muito bem. Nos últimos três anos, a atração foi ganhando forma aos olhos do público e, apesar de algumas derrapadas na audiência em 2010, o TV Xuxa parece ter, finalmente, emplacado. Bravo!

Xuxa ainda enfrenta muitos preconceitos (em muitos prêmios importantes dedicados a televisão, o nome Xuxa não aparece na categoria ‘melhor apresentadora”. Uma vergonha!), mas nada mais assusta essa mulher que quebrou muitos tabus e evoluiu bastante durante toda a sua estada pela TV. Afinal, tudo pode ser. Só basta acreditar. Alguém dúvida?
 
Bom fim de semana!

8 comentários:

  1. Legal o texto! Gosto da Xuxa como apresentadora, ela tem domínio sobre o palco e sabe se posicionar. Gosto do TV Xuxa, é um programa bem gostoso de se ver. Mas sinto falta dos tempos do Planeta Xuxa, a meu ver o melhor momento da apresentadora à frente de uma atração "não-infantil". O formato nem era lá essas coisas, mas era bom de se ver por causa dela, ela era animada, brincava com os convidados, fazia festa no palco. Praticamente uma nova Hebe Camargo (isso é um elogio!). Gostaria muito que ela imprimisse um pouco da ousadia que ela emanava no Planeta neste TV Xuxa, o programa melhoraria muito. Abraço!
    André San - www.tele-visao.zip.net

    ResponderExcluir
  2. oi Brunno, tudo bem? O final de semana foi tão corrido que só agora pude ver a homenagem do Tô Ligado à Xuxa. E ter sido convidado a participar disso tudo foi uma honra,fico até sem palavras. Abs Brunno, fique com Deus tá? E novamente, parabéns pelo bluógue!

    ResponderExcluir
  3. Ela usa Monange??? Bah, o pescoço dela tá feinho na foto ao lado da Maísa! :p
    @cascudeando.blog.com
    www.portalcascudeando.blog.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Nunca gostei da Xuxa desde criança.. Hoje passo longe do programa, mas respeito a sua trajetória na TV. Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Gosto não...Acho ela bem sem sal.Ms respeito quem gosta claro.Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  6. Brunno, sumiu do Mr. TV? Deixei lá meu sinceros parabéns viu? Em forma de post. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  7. Você já sabe o que eu acho da Xuxa. Admiro muito toda sua trajetória, sua importância na infância das gerações 80 e 90... Mas como bem disse o André (e isso eu já havia salientado contigo em papos pelo MSN), o TV Xuxa ficaria melhor com alguns ingredientes do saudoso Planeta Xuxa, exibido na época em que ver TV no domingo era prazeroso. A empolgação de Xuxa no palco feneceu de lá pra cá. Além do mais, a produção do atual programa parece ser bem preguiçosa. Parabéns ao Mr. pelo texto!

    ResponderExcluir

Aguarde, em breve seu comentário será aprovado... Lembre-se que este espaço é visitado por pessoas de todas as idades e credos, por isso, comentários que ofendam a moral e os bons costumes serão rejeitados. Enquanto isso, aprecie sem moderação!