Páginas

domingo, 24 de novembro de 2013

1001 Filmes - Volver

Opaaa... estreia hoje, uma nova coluna assinada pela Mestre (quase doutora) Orcione Pereira.

Trata-se algumas críticas sobre os filmes lançados no catálogo 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer. Espero que gostem tanto a ponto de rever as produções indicadas aqui, ou caso ainda não tenham assistido, que aluguem no primeiro fim de semana... Divirtam-se!

Volver e a volta aos sentimentos
 
Volver (Espanha, 2006, 121 min) é um filme escrito e dirigido por Pedro Almodóvar que foi indicado para vários prêmios e venceu, entre eles, o Festival de Cannes nas categorias de melhor atriz e de melhor roteiro. Na categoria de melhor atriz, todo o elenco feminino composto por Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas, Blanca Portillo, Yohana Cobo e Chus Lampreave foi premiado.

O filme retrata a história de duas irmãs Sole (Lola Dueñas) e Raimunda (Penélope Cruz) que vivem suas vidas cotidianas se deparando com questões que, apesar de acontecer na vida de qualquer pessoa, nos convidam a pensar nas nossas próprias, tais como a morte, o abuso sexual, a luta diária, o reencontro, as questões (e segredos) familiares e afetivas. A primeira cena do filme mostra as irmãs, acompanhadas da filha de Raimunda, Paula (Yohana Cobo) em um cemitério lavando o túmulo dos pais e cantando junto com outras mulheres. Depois, elas viajam ao interior para visitar a Tia Paula (Chus Lampreave), recordam fatos do passado e levantam a hipótese de ter alguém cuidando da tia, no caso a mãe delas.

De volta a Madri, as irmãs continuam suas vidas até que um dia, ao retornar do trabalho, Raimunda se depara com o assassinato de seu marido pela sua filha, pois ele tenta abusar sexualmente dela. De forma protetora, ela dá um jeito no corpo do marido. Mas, na mesma noite, sua tia também falece e sua irmã, Sole, vai ao enterro sozinha e encontra o “fantasma” de sua mãe Irene (Carmen Maura) que retorna à Madri no porta-malas do carro da filha. Irene passa a viver com Sole em sua casa, como se fosse uma imigrante russa clandestina, e aos poucos ela reencontra a neta Paula e outra filha Raimunda, com a qual tem uma conversa onde se revelam alguns dos segredos que são fundamentais à trama do filme. No final, Sole, Raimunda, Paula e Irene retornam à casa da Tia Paula, e Irene resolver ficar e cuidar de Agustina (Blanca Portillo), vizinha da tia e amiga da família.

Volver em espanhol significa regressar, voltar, e neste filme, seu décimo-sexto longa-metragem, Almodóvar retorna ao universo feminino, abordado em outros filmes como “Mulheres à beira de um ataque de nervos”, ao mesmo tempo que retrata a morte em vários momentos como algo natural e posterior à vida, à passagem de todos nós. Sempre fiel ao seu estilo próprio, colorido e com doses de humor, ele consegue deixar o filme esteticamente muito bonito e leve, apesar de abordar temáticas sérias.

Nos momentos mais intensos do filme, pode-se perceber como as cores se integram às emoções das personagens muito bem interpretadas pelas atrizes, que são um show à parte. Apesar de algumas subtramas que se desenvolvem ficarem um pouco sem sentido, no geral o filme é muito bom e nos convida a pensar sobre várias questões. Vi e recomendo! 


6 comentários:

  1. Melhor filme dele, pelo que eu vi até agora, é Fale com Ela!
    !!!

    ResponderExcluir
  2. Volver é maravilhoso! Amo!
    André San - www.tele-visao.zip.net

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Nossa. 1.001 filmes? Será que dá tempo de assistir todos? kkkk. Abs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  4. I believe this is one of the such a lot significant
    info for me. And i am satisfied studying your article. But wanna remark on some normal issues, The web site taste is wonderful,
    the articles is actually excellent : D. Just right job, cheers

    Feel free to surf to my web-site: sydney roof repairs

    ResponderExcluir
  5. Excellent way of telling, and good paragraph to get facts about my
    presentation topic, which i am going to deliver in school.


    My homepage: sydney roof repairs (pureroofgutterrepairssydney.net.au)

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de blog. Excelentes textos.... adorei Volver.

    ResponderExcluir

Aguarde, em breve seu comentário será aprovado... Lembre-se que este espaço é visitado por pessoas de todas as idades e credos, por isso, comentários que ofendam a moral e os bons costumes serão rejeitados. Enquanto isso, aprecie sem moderação!