quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Especial Superman

A estréia do Superboy

Em 1945, surge o Superboy, uma versão adolescente do Superman. Em sua primeira aparição, é revelado que os kryptonianos não possuiam poderes em Krypton, e que a fonte de seus superpoderes se deve a gravidade menor da Terra. É também mencionado pela primeira vez que o Superman cresceu numa pequena cidade e que Clark Kent assumiu a identidade de super-herói ainda garoto, em Smallville, com a ajuda dos seus pais. É revelado também que desde garoto ele demonstrava poderes no nível de sua versão adulta, incluindo a capacidade de voar. O personagem foi um tremendo sucesso, mas suas histórias nunca eram mencionadas nos títulos mensais do Superman. Era como uma versão alternativa do herói, uma cronologia à parte da principal, que por sua vez, já vinha sofrendo mudanças nos títulos de linha.
Em 1947, Jerry Siegel e Joe Shuster deixam o personagem, e o editor Mort Weinsinger se torna o principal nome por trás da lenda nesse período.

A Era "Intermediária" (1948-1958)

Durante os anos 40, o Superman foi sendo aperfeiçoado por seus criadores e também por outros artistas da época. A abordagem do vigilante foi sendo abandonada e substituída pela do super-herói admirado pela população de Metrópolis. Seus superpoderes foram aumentando cada vez mais, e as histórias passaram a focar mais a ficção e conceitos fantásticos. Passava a ser comum ver o Superman voando pelo espaço e pelo tempo, e deixando cada vez mais de lado os gângsteres e criminosos comuns do começo da carreira. O período que vem logo a seguir é classificado como o período de ligação entre as versões da Era de Ouro e Prata. Foram introduzidos personagens e conceitos na mitologia do herói como a Fortaleza da Solidão, a Cidade Engarrafada de Kandor, Brainiac (em sua primeira aparição, um alienígena de Colu), Lori Lemaris (uma sereia por quem o Superman se apaixonou no começo da carreira) Sr. Mxyzptlk, Prankster, Toyman e Krypto - o Supercão. O planeta Krypton passou a ser mencionado com maior frequência nas histórias.


O Planeta Krypton reapresentado em Superman #53

Nessa época, as várias versões da origem do herói começaram a apresentar enormes discrepâncias. Em Superman #53 de 1948, a origem do Superman é contada sem mencionar o Superboy e apresentando Krypton novamente como um mundo de superseres sem atribuir a gravidade maior do planeta como a explicação dos poderes do Homem de Aço. Nessa história, os Kents são batizados como John e Mary Kent.

Em 1949, na história "Returns to Krypton" (história que marca a primeira aparição da kryptonita nos quadrinhos), ao descobrir que um estranho meteorito era capaz de enfraquecê-lo, Superman viaja no tempo e segue o rastro da pedra, descobrindo um planeta prestes a explodir de onde apenas uma nave contendo um único bebê escapou. Ao seguir a nave, Superman percebe que se trata dele mesmo e assim, descobre que é o último sobrevivente do planeta Krypton.

Em 1951, em Action Comics #158, a origem foi recontada novamente, e dessa vez, incluía Superboy no passado do herói. Jonathan e Martha foram estabelecidos definitivamente como os nomes dos Kents, e a explicação da gravidade para os poderes do Superman finalmente era oficializada.

Entretanto, versões posteriores da origem continuavam a descartar o Superboy e a considerar a versão da Era de Ouro como a oficial. Era o caso de Superman #73 (1951) e da edição especial Superman 3-D (1953). O seriado televisivo The Adventures of Superman, de George Reeves, também ignorava qualquer menção ao Superboy.Mas embora essas inconsistências permanecessem durante os anos 50, a posição oficial ao fim desse período era a de que o Superboy fazia parte da origem do Superman.
Fonte: Kal http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=22877969

Semana que vem continua com A Era de Prata e o Início como Superboy.

Até amanhã... Vou aproveitar mais um pouco minhas férias!!!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post,estou acompanhando toda quarta os do Superman!Se quiser pode fazer parceria com meu blog:www.zonargs.tk(300 visitas diárias)

    É só falar comigo pelo MSN que eu divulgo seu blog!
    guilherme-santoro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. e nun so muito chegada nisto mais ate q gostei ficou massa

    ResponderExcluir

Aguarde, em breve seu comentário será aprovado... Lembre-se que este espaço é visitado por pessoas de todas as idades e credos, por isso, comentários que ofendam a moral e os bons costumes serão rejeitados. Enquanto isso, aprecie sem moderação!