Páginas

domingo, 9 de março de 2014

Robocop - O Policial do Padilha

Opaaa... está em cartaz o remake de Robocop, produzido originalmente em 87, agora estrelado por Joel Kinnaman e dirigido pelo "nosso" José Padilha.

A história do policial Alex Murphy, todo mundo sabe, mas a forma como Padilha resolveu contá-la soou tão, ou até mesmo mais eficiente que o original. Sei que muitos saudosistas irão esbravejar, mas tentem assistir a produção sem comparações e mimimis e percebam que em pequenos detalhes a trama consegue aprofundar em uma reflexão mais complexa. Logo de cara, já sentimos a maneira peculiar da direção. Muitas tomadas e closes, que em muito lembraram Tropa de Elite 1 e 2, obras já consagradas em território nacional.

Tenho acompanhado este filme desde o momento de sua pré-produção e nada mais justo que saldar José Padilha por ousar fazer um filme do seu jeito, sem  perder o foco por conta de pressões do estúdio. A ousadia foi tanta, que as primeiras tomadas do filme, ficam por conta de uma ferrenha crítica à soberania do american way de ser; crítica que nos acompanha até os créditos finais.

Bacana também, foi o resgate - penso que como forma de homenagem - do filme original, como o som da pisada e alguns bordões do filme de 87. Outro destaque, foi o fato de Joel Kinnaman ter realmente vestido a armadura e não ter sido criada em CGI. Garantiu maior veracidade.

Ponto também para releitura do uniforme do Robocop. Enquanto muitos viraram a cara (volto a criticar os saudosistas de plantão), eu particularmente adorei. Muito correto e condizente com a atualidade sem fugir do padrão já eternizado pelo original, tal qual Homem de Aço.

Divulgação do filme no Brasil
Ponto também para o elenco que em nada comprometeu a produção. Joel Kinnaman cumpriu bem o papel Alex Murphy. Longe de ser uma excelente atuação, porém não comprometeu, mesmo quando era engolido em cena por Gary Oldman, atuando mais uma vez impecavelmente, na pele do Dr. Dennett Norton, o pai do robô. Samuel L. Jackson está absurdamente à vontade no papel da mídia tendenciosa. Lembrou-me muito algumas peças daqui. Michael Keaton me fez recordar a atuação de Kevin Costner. Por muito tempo, pensei estar diante do guarda-costas. Fez um vilão correto e nada mais. Outra que mandou super bem, foi a linda Abbie Cornish, como Clara. Mesmo com menos tempo em cena que trio protagonista, Abbie arrasou sempre que surgia na telinha.

Como nem tudo são flores, a produção de 2014 peca exatamente por falta de coragem do diretor em se posicionar. Como assim? Pirou Brunno? Acabou de escrever que Padilha foi ousado! Sim, José Padilha foi muito ousado em ter levado o filme exatamente como quis, mas faltou se posicionar no final. Para um filme com tanta ousadia, ficar em cima do muro, destoa de tudo que foi apresentado.

Agora é torcer para que haja uma continuação e nosso diretor consiga se posicionar melhor, para nos brindar com um filme 100%.

Boa sessão.

6 comentários:

  1. Gostei também, e nem tô afim de ver o original!

    ResponderExcluir
  2. It's impressive that you are getting thoughts from this
    paragraph as well as from our argument made at this place.


    My blog - 5.56 ammo for sale

    ResponderExcluir
  3. Hmm it seems like your blog ate myy first comment (it was super long) so I guess I'll just sum it up what I wrote and say, I'm thoroughly enjoying
    your blog. I as well am an aspiring blog writer but I'm still new to the whole thing.
    Do you have any helpful hints for rookie blog writers?

    I'd defginitely appreciate it.

    Feel free to surf too my web page; how to geet rid of cellulite; http://answers.yahoo.com,

    ResponderExcluir
  4. Its like you read my mind! You appear to know a lot about this,
    like you wrote the book in it orr something. I think that you could do
    with some pics to drive the message home a little bit,
    but instead of that, this is great blog. A great read.
    I will definitely be back.

    Here is my weblog; buy ammo online

    ResponderExcluir
  5. Olá boa tarde, sou o dono do blog ‘I Garoto do Blog’, gostaria de firmar uma parceria para meu outro blog, ‘Mundo Vip da TV’, caso aceite a parceria, gostaria que deixa-se um comentário para colocar o seu link com parceiro do blog, parabéns pelo o blog Tô Ligado.

    Adorei a matéria sobre o filme Robocop, uma mega produção, as cenas de ações ficaram bem produzidas com alguns efeitos do original.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Esse tipo de filme não faz o meu gênero. Portanto, não assistirei. Abs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir

Aguarde, em breve seu comentário será aprovado... Lembre-se que este espaço é visitado por pessoas de todas as idades e credos, por isso, comentários que ofendam a moral e os bons costumes serão rejeitados. Enquanto isso, aprecie sem moderação!