Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

A Morna Norma

Opaa... toda mídia e telespectadores se viraram para a nova fase de Insensato Coração. Todos nós aguardamos ansiosos por cada passo da vilã (?) Norma, interpretado brilhantemente por Glória Pires. Porém, cabe ressaltar que na novela das 21h, só existe um vilão: Leo.

Sei que adoraríamos ver Norma cometendo maldades em cima de maldades, dizendo frases insólitas e devassas, maltratando sem dó nem piedade tudo e todos que cruzarem seu caminho, mas não tem jeito, Norma é boa. Não é e nunca será uma grande vilã.

A personagem de Norma, lembra e muito a Nice de Anjo Mau: uma mulher decidida, disposta a fazer tudo para alcançar seus objetivos, porém muito mais maltratada pela vida e com muito mais maldade naquele coraçãozinho de manteiga.

Não estou dizendo que não gosto da personagem, pelo contrário, a considero expetacular, a melhor personagem criada desde Flora, que assim com Patrícia Pillar, Gloria Pires soube dosar as nuances de Norma de maneira magistral. Palmas também para a dupla (?) Gilberto e Ricardo que conseguiram construir uma das personagens mais complexas e singulares da TV brasileira. Porém, a dupla prometeu uma grande vilã que colocaria Maria de Fátima no chinelo, mas de presente trouxe de presente Norma, uma pessoa que apesar de comum é ricamente mais construída que qualquer outra vilã.

Norma não merece o título de "grande vilã". Combina mais com "uma grande justiceira" que mesmo cruzando caminhos sinuosos, nos fazem torcer por cada ato cometido.

Vai lá Norma! A grande protagonista de Insensato Coração.

7 comentários:

  1. Concordo completamente! A Araci era muito mais vilã. A Norma não tem nada de vilã, ela não toca o terror geral. Eu ainda acho que era mais negócio ressuscitar a Araci, rs.

    De vilãozinho detesto o pobre que ficou rico (acho que é Vinícius), pq já não vou com a cara nem do ator.

    Tb tenho aflição do Jonatas Faro, mas aí com a magreza dele mesmo, rs.

    Abração rapaz!

    ResponderExcluir
  2. Carinha, ótimo texto! É isso, Norma é tudo isso que você colocou ali! E meu caro, desde que eu me lembro eu gosto da Gloria Pires, sério, não perco nada do que ela fez ou faz, e isso tudo tem mais de vinte anos, e por isso falo com convicção, Norma é o melhor personagem da carreira da atriz, anos-luz à frente de Maria de Fátima, Ruth e Raquel e Maria Moura, imortalizados pela intérprete.

    E a novela é da Norma, sem dúvidas!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Assisti um trechinho hoje e realmente, Gloria está sensacional. E concordo, Norma não é uma vilão...

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite,
    Adorável blog e textos maravilhosos, transferimos com os devidos créditos ao 'To ligado' para o nosso blog em homenagem a Gloria Pires. Caso veja algum problema me avise que retirarei do post.

    http://www.memorialgloriapires.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho que me controlar para não escrever um comentário do tamanho da Bíblia neste post. Rs!

    Bem, a Norma não é mesmo uma vilã inescrupulosa como Flora, Nazaré e cia. A personagem é apenas uma mulher que foi vítima de um canalha (Léo, sim, é um mau-caráter da pior qualidade) e que está buscando uma vingança a qualquer custo.

    Não é à toa que ninguém consegue odiá-la. Glória Pires, nem é preciso frisar, está fabulosa em cena. É um prazer muito grande vê-la brilhando na telinha.

    A Laura de Celebridade também era uma mulher em busca de vingança. Eu torcia por ela. Hehehe...

    Abraço, Brunno!

    ResponderExcluir
  6. Na verdade, quem vendeu a Norma como grande vilã da novela foi a imprensa. Os autores sempre avisaram que Norma não era uma vilã, e sim uma justiceira que acabaria cometendo algumas falhas de caráter em nome de sua vingança. E é isso que ela está fazendo! Como vc disse, é uma personagem cheia de nuances, e Gloria Pires faz como ninguém. Basta ver a cena da raiva que ela sentiu quando soube que Leo se casaria com Marina (que ainda revelou sua paixão ainda acesa diante do moço), o rompante de fúria que culminou com a tentativa de assassinato do Teodoro e, logo em seguida, o sentimento de culpa, o arrependimento, o desespero. Cena linda! Abraço!
    André San - www.tele-visao.zip.net

    ResponderExcluir

Aguarde, em breve seu comentário será aprovado... Lembre-se que este espaço é visitado por pessoas de todas as idades e credos, por isso, comentários que ofendam a moral e os bons costumes serão rejeitados. Enquanto isso, aprecie sem moderação!