Páginas

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Programa Nacional de Controle do Tabagismo


Opaaa... depois de um longo período de férias forçadas, estou de volta. Nesse meio tempo, muitas coisas aconteceram na TV e em minha vida pessoal, mas isso, será assunto para um novo post.

Hoje, 1° de outubro, o Ministério da Saúde inicia as comemorações do Outubro Rosa, uma campanha para prevenção do câncer de mama. Apoiando esta campanha e o Novembro Azul, o Tô Ligado! iniciará uma série de postagens sobre o assunto.

Bora conferir?

É sabido que o tabaco é um dos principais fatores responsáveis de câncer no mundo, e destes casos, 90% dos cânceres de pulmão são causados pelos componentes do cigarro. Desta forma, com intuito de prevenir tais danos e melhorar a qualidade de vida de pessoas doentes e sadias, o Ministério da Saúde, por intermédio do INCA, articulou um conjunto de ações para compor o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) que tem por objetivo reduzir o número de fumantes e consequentemente a morbimortalidade relacionada aos derivados do tabaco. 


Além disso, o PNCT propõe ações educativas e medidas legislativas para prevenir a iniciação do tabagismo principalmente entre adolescentes e jovens com articulação entre a Rede de Tratamento de Tabagismo no SUS, o Programa Saber Saúde, Campanhas e outras ações educativas como a Promoção de Ambientes Livres. Em 2005, como parte do PNCT, foi ratificado o primeiro tratado internacional de saúde pública para conter a epidemia global do tabagismo, a Convenção Quadro para Controle do Tabaco (CQCT), tendo um papel de destaque neste segmento. 

Como secretaria executiva, é papel do INCA articular a participação de todos os setores do governo para que as medidas e normas deste tratado sejam cumpridas adequadamente, que, em conjunto ao Ministério da Saúde multiplicam suas ações de promoção da saúde. O PNCT se destaca principalmente em dois artigos da CQCT: o 12 “Educação, comunicação, treinamento e conscientização do público”, e o 14 onde reitera sobre as “Medidas de redução de demanda relativas à dependência e ao abandono do tabaco”, promovendo o fortalecimento de um ambiente favorável à pratica de medidas de controle do tabaco mesmo que não estejam ligadas diretamente ao governo. 

É importante informar que alguns estados já conseguiram se organizar por meio de comissão com participação de diferentes setores do Governo Estadual, além das Secretarias de Saúde e Educação já mencionadas. Afora isso, já é perceptível a diminuição do número de tabagistas, e, consequentemente a conscientização da maioria da população acerca dos malefícios do cigarro.

Até a próxima!!!

5 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Sumiu mesmo hein.... Sobre o post: não fumo.... Abs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Bem-vindo de volta e parabéns pelo aniversário do blog!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Gostaria de divulgar que já divulguei o balanço final com os pontos positivos e negativos de Os Dez Mandamentos no novo blog. Confira!!!! www.blogfabiotv.blogspot.com Bjs, Fabio

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Anuncio oficialmente que o blog FABIOTV retornou aos domínios do UOL. O novo endereço é www.tvfabio.zip.net Por favor, atualize na relação dos seus blogs. Nos próximos dias, atualizarei com os artigos já divulgados no blogspot. Agora tudo retornará ao normal. Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Comunico que o UOL resolveu desativar o sistema do Uol Blogs e, com isso, tive que entrar no Blogspot. Segue o novo endereço do meu blog. Conto com sua visita. www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Aguarde, em breve seu comentário será aprovado... Lembre-se que este espaço é visitado por pessoas de todas as idades e credos, por isso, comentários que ofendam a moral e os bons costumes serão rejeitados. Enquanto isso, aprecie sem moderação!