quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dialeto Gaúcho II

Opaa... continuando uma postagem passada, venho enriquecer o vocabulário de vocês com mais algumas expressões usadas somente aqui no Rio Grande do Sul.

A prima do meu amigo, é bem colona (da roça, simples), daí ela estava toda empolgada porque foi em uma boate que tinha Fusqui-Fusqui (jogo de luzes).

Essa é das antigas: quando eu ainda estava resolvendo algumas coisas em Minas, eu ligava para o Diego para saber se já tinham me ligado e tals.. daí ao indagar sobre o fim de semana, ele me disse que havia "tá dando (passando, em cartaz) Harry Potter, daí fui olhar (assistir) no cinema". E sempre era a mesma resposta quando era algo relacionado a televisão. Imaginava que ele iria ao cinema pegar algum boneco do HP e iria ficar olhando, ou que ele parava em frente a TV e ficaria parado olhando pra ela... até descobri o que realmente era.

Segundo minha patroa, seu marido foi resvalando (escorregando) durante a noite e quase caiu da cama...

Ah, me disseram que iam fazer uma torrada (misto-quente). Na hora achei que seriam vários pães torradinhos pela torradeira, ou tostadeira. Recebi um misto-quente feito pela torradeira (sanduicheira, misteira).

Bem... é muita coisa gente. À medida que for lembrando, vou postando aqui.

Teh!

6 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu sou beeeeem colono kkkk.. Sempre vou para a colônia (sítio do meu tio avô ai no Sul). Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Muito bem... vai falando aí.
    Qualquer dia vo eu postar as coisas q tu já anda falando né GURI.
    Uuhauahuahau.

    Grande Abraço e viva o SUUUL TCHÊ!!!

    ResponderExcluir
  3. Psé né "COLONOS" são assim!
    Vai acostumando!
    auhauahuah'
    Beijoos'

    ResponderExcluir
  4. Eu já falo "resbalando"... Aqui na fronteira com a Argentina é mais forte trocar o V por B por causa do espanhol. Eu nunca digo "assistindo tv", tô sempre "olhando tv", hehehe... Bah, meu pai em Santa Catarina não sabia o que era misto quente, hauahuahauha... E nem eu... Aliás, eu tive que comprar outra torradeira aqui pra casa...
    Lucas - www.portalcascudeando.blog.com

    ResponderExcluir

Aguarde, em breve seu comentário será aprovado... Lembre-se que este espaço é visitado por pessoas de todas as idades e credos, por isso, comentários que ofendam a moral e os bons costumes serão rejeitados. Enquanto isso, aprecie sem moderação!