Páginas

domingo, 2 de janeiro de 2011

O Brasil no Mundo

Dó Ré Mi Fá...

Opaa, pra começar bem o ano com o pé direito, sugiro que ouçam/vejam o CD/DVD Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo no Madison Square Garden. Simplesmente imperdível.

Meu primeiro contato com o DVD foi nas Lojas Americanas do Shopping de Guarulhos. Lembro que fui comprar um envelope quando o vi passando na TV. Parei, olhei e fui ficando, ficando... escutei umas três músicas e pensei: daqui a pouco ela tira os sapatos. Mal eu tinha pensado e ela já estava jogando-os pro lado e começou a cantar Eva. Como havia menos de 15 do seu show, e como essa foi a música que ela apontou pra mim, comecei a ficar emocionado e quando dei por mim, estava sendo observado pelos transeuntes. Dei um jeito e saí dali - contra minha vontade.

Meu aniversário veio e um dos presentes foi exatamente o DVD dela. Fiz o feitio de assisti-lo cinco vezes no mesmo dia, mas depois vi bem menos, de duas a três vezes por dia - até hoje rsrsr.

Fica claro que o DVD é "para vender" o show da baiana pelo mundo afora, pois é visível em seu figurino, na escolha dos convidados e nos arranjos musicais o desejo de agradar a todos os povos, com fortes referências aos países africaos e latinos. Como o próprio NYT disse, a maior dificuldade de Ivete será no idioma, uma vez que o mercado internacional tem o inglês como lingua mãe.

Achei bacana não terem cortado a do DVD a parte em que ela erra a música e logo em seguida emocionada, pede desculpas e refaz a música. Uma maneira de mostrar mais o lado humano de Ivete (que nós conhecemos), para o mundo.

Outro ponto positivo do show, foram seus convidados e o repertório - que foi repleto de sucessos da época do Eva. Teve de tudo um pouco, dance, axé, pop, romântica. A produção foi extremamente feliz ao escolher as canções inéditas que tem a cara do Brasil. Desejo de Amar e Qui Belê com toda certeza serão as músicas do carnaval baiano de 2011. Where it Begins com Nelly Furtado: uma baladinha pop com o swing baiano, tem tudo pra cair na boca do povo, não só brasileiro, mas do mundo. A versão de Agora Eu Já Sei (Ahora Ya Sé) com Diego Torres ficou lindíssima. You And Me que está presente nos extras, onde ela canta com Dave Matthews Band nos faz lembrar final de filme adolescente. Cantam ainda com Ivete, Seu Jorge e Juanes. Vale ressaltar, que diferente de muitos brasileiros, o inglês de Ivete está tinindo, e não parece com o do Caco Antibes. Easy dispensa comentários.


Como ponto negativo, destaco o figurino que foi muito exagerado e a meu ver não teria mal ser um pouco mais suave, o making of que em comparação ao do Maracanã deixou muito a desejar, a parte em que ela  aparece me forma de holograma cantando em play back - realmente não combina com ela - e aos cortes do show. Acho que poderiam ter feito uma "versão brasileira" com o show completo, inclusive com a participação dos artistas barsileiros no fim do show, ou então, incluir no making of.

Ah, outra coisa... o mais marcante no DVD (além dela chorando) é na canção Pra Falar de Você, onde Ivete abusa de caras e bocas que só ela sabe fazer; ao retirar os sapatos e sair correndo pro público - nesse ponto a gente vê explicito a felicidade dela -; e logo no início do show (antes dela falar POOOOORRAAAA) quando ela diz "eu sou o Brasil no mundoooo". São esses pontos que me fizeram vibrar na primeira e em todas as vezes que assisto. Ivete surpreende do início ao fim. Sua saída com os balões de gás foi um espetáculo à parte.

Estamos bem representados! 
Boa Semana

5 comentários:

  1. Olá, começar assim o ano é tudo de bom neh?
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  2. Ivetemaníaco Brunno,


    Adoro-te garoto arretado! Tudo de maravilhoso nesse ano que se inicia.
    E para falar de você, não poderia ter ganho um presente melhor....

    Veveta estará aqui na city dia 08 =)

    Bjos,Keli

    ResponderExcluir
  3. Esse DVD é mesmo muito bom. Só que eu nãO aguento mais chegar na casa da minha avó e ver meu tio (Brunno) babando na frente da televisão!!!!
    uhauahauahau

    ResponderExcluir
  4. Fala aí Brunno...

    Você é mesmo fã dessa mulher hein? rsrsrsr...parabens pela foto com ela....ficou bem legal!!

    Abrs

    ResponderExcluir
  5. Minha irmã ganhou este DVD, mas eu ainda não assisti. Mas parece estar espetacular...

    ResponderExcluir

Aguarde, em breve seu comentário será aprovado... Lembre-se que este espaço é visitado por pessoas de todas as idades e credos, por isso, comentários que ofendam a moral e os bons costumes serão rejeitados. Enquanto isso, aprecie sem moderação!