Páginas

quinta-feira, 19 de março de 2009

Especial Superman

A Terra 2

Superman da Era de Ouro

Em 1960, acontece o encontro entre o Flash da Era de Prata (Barry Allen) e seu antecessor, o Flash da Era de Ouro (Jay Garrick). Nessa história foi criado o conceito da Terra 2, uma Terra paralela onde os heróis da Era de Ouro da DC viviam desde que surgiram nos anos 40.

A partir daí, os roteiristas do Superman viram a oportunidade de resgatar a versão original do personagem além de mostrar sua evolução através do tempo e, em 1966, em Justice League of America #73, surgia o Superman da Terra 2, ou melhor, ressurgia já que ele nada mais era do que o Superman criado em Action Comics #01. Sua origem seguia a que foi apresentada em 1938 por Siegel e Shuster e com alguns elementos das origens da época. Seu nome era Kal-L, filho de Jor-L e Lora, que foi encontrado por John e Mary Kent. Após a morte de seus pais adotivos, o jovem Clark Kent decidiu assumir a identidade de Superman e se mudou para Metrópolis onde conseguiu emprego no jornal Estrela Diária conheceu seu editor, George Taylor e a repórter Lois Lane. Mais tarde, passa a fazer parte da Sociedade da Justiça da América com quem luta contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

A Poderosa, prima do Superman da Terra 2 !!!

Mas o que diferenciava o Superman da Terra 2 com sua versão da Terra 1 era o fato de que na Terra 2 o tempo realmente passava para os heróis, e isso era acompanhado por mudanças significativas nas histórias. Ou seja, enquanto o Superman da Terra 1 mantinha-se praticamente intacto aos efeitos do tempo, na Terra 2 ele envelhecia e evoluía, desde 1938.

Isso possibilitou que os roteiristas trabalhassem mais livremente com o personagem, apresentando mudanças que a editora não permitia em sua versão oficial. Assim, Clark Kent deixava de ser repórter para se tornar editor do Estrela Diária em Superman Family #197, por exemplo. Mas a maior alteração mesmo era o fato de que Kal-L era casado com Lois Lane em sua Terra. O casamento foi apresentado para os leitores em 1978, na edição #484 de Action Comics.

Além dessas mudanças significativas que o distingüiam de sua versão da Terra 1, Kal-L também apresentou elementos inspirados na Era de Prata. Em 1976, surgia nas páginas de All Star Comics #58 sua prima Kara, mais conhecida como Power Girl (Poderosa no Brasil), que era a versão da Supergirl da Terra 1 surgida em 1959. O Superman da Terra 2 também possuía um esconderijo no Ártico, inspirado na Fortaleza da Solidão (essa "protótipo" da Fortaleza já havia sido mencionada em histórias do Superman de 1942), e seu uniforme é referência do uniforme do herói nos anos 40.

Anos mais tarde, foram surgindo diversas outras Terras, o que deu início ao Multiverso DC.


Fonte: Kal http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=22877969

Na proxima semna vem aí A Era do Bronze e uma parte da Action Comics #500

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde, em breve seu comentário será aprovado... Lembre-se que este espaço é visitado por pessoas de todas as idades e credos, por isso, comentários que ofendam a moral e os bons costumes serão rejeitados. Enquanto isso, aprecie sem moderação!