Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Ti Ti Ti

Deus e o Brasil no Sertão
Chega hoje ao fim a melhor (na minha opinião) novela de 2009. Paraíso começou com a difícil missão de reerguer o calejado horário das 18h, e com toda sua simplicidade foi conseguindo pouco a pouco.

É de entendimento de todo mundo que a novela de Benedito Ruy Barbosa não foi um estouro em números, mas ela foi trazendo gradativamente o público perdido durante esses dois últimos anos.

A história da Santinha e o Filho do Dêmo, assim como A Favorita, Viver a Vida e agora Cama de Gato, me cativou desde as primeiras chamadas. Destaque para Cássia Kiss, que mais uma vez mostrou ser (mas pouco reconhecida como) uma das melhores atrizes do Brasil. Elogios também para Natália Dill que conseguiu deixar para trás sua insossa antagonista de Malhação e Eriberto Leão por ter provado ser capaz de segurar um protagonista.

Do elenco ainda destaco: Valderez de Barros, Alexandre Nero, Vanessa Giácomo, Fernanda Paes Leme, Bia Seidl, Mauro Mendonça e a bela e talentosa Soraya Ravenle. Ah, ponto positivo também para Daniel, por não ter feito feio em seu primeiro trabalho como ator em novelas.

Mas nem só de elenco vive uma novela... Paraíso se destacou também pela excelente direção de Rogério Gomes e pela trilha sonora, que hoje é a mais vendida pela Som Livre. E realmente são excelentes canções, tendo como "carro chefe" Deus e Eu no Sertão de Victor e Leo e Jeito do Mato, de Paula Fernandes. Ninguém consegue escutar tais músicas e não fazer ligação direta com a novela.

Mas como tudo tem seu lado obscuro, a trama também teve seus pontos fracos, e o principal deles foi a narrativa lenta da história. Outro ponto, foi o fato da novela ter sido "espichada" em quase trinta capítulos, tornando a história ainda mais arrastada.

Neste momento só tenho a agradecer a Edilene, Edmara, Benedito e a Rogério Gomes por nos ter presenteado com uma novela tão bacana. E que venha Cama de Gato para dar continuidade a este momento de sucesso e qualidade alcançado por Paraíso!



Bom fim de semana.

6 comentários:

  1. Foi um prazer acompanhar essa novela...
    Novela das 6 mesmo, uma mescla de novela de época mas com espírito rural, um pouco arrastada mas essa foi uma característica em meio a história
    me interessei por ser um remake de Benedito e também...filho do ''demo' e a ''santinha''...

    Valeu a pena
    Que venha Cama de Gato(totalmente diferente)

    ResponderExcluir
  2. E simplesmente adoooro Paraíso!Quase não conigo assistir por causa da Facu,mas assito até o último minuto que posso.
    Me divirto com a dona Mariana e o Geraldo haha.
    Com certeza uma ótima novela,

    Abraço bom Findi,

    Keli :D

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto de ver novela, mas confesso que as poucas vezes que eu vi essa novela eu ri muito com a Cássia Kiss, pq ela era louca, chegando a ser mto engraçada!!
    Acho legal a Globo estar mudando esse negócio de que novela das 6 tem que ser de época.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Não assisti Paraíso, mas sempre ouvi ótimas opiniões a respeito da novela.
    Nas poucas vezes que parei para assistir, percebi esse ritmo arrastado e talvez por isso não me identifiquei muito, apesar de gostar muito de tramas que se passam no interior do país.

    Bom fim de semana, Brunno! VALEU!

    ResponderExcluir
  5. Paraíso foi muito boa, mas não consegui acompanhar exatamente pelo que você disse: era lenta demais! Me dava aflição essa contemplação toda. Acho que desacostumei a ver novela todo dia... Gostei do casal central, da Cassia Kiss (não acho que ela não é reconhecida não... só leio boas críticas sobre ela... sobretudo por causa da Ilka Tibiriçá, da Adma e até da Zilda, de Eterna Magia. Reginaldo Faria e Soraya Ravenle estavam impagáveis!
    André San, www.tele-visao.zip.net

    ResponderExcluir
  6. Eu não nem me lembro qual foi a última novela das seis que vi.

    Eu acho que "Cama de Gato" será um fracasso, meio estranha a história.

    http://maquinaquadrada.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Aguarde, em breve seu comentário será aprovado... Lembre-se que este espaço é visitado por pessoas de todas as idades e credos, por isso, comentários que ofendam a moral e os bons costumes serão rejeitados. Enquanto isso, aprecie sem moderação!